top of page

Importância das HQs na educação


Segundo Jussara de Barros, a história em quadrinhos, por ser um meio de comunicação em massa, provoca um grande fascínio nas crianças, em razão da aparência dos personagens e pelas crianças poderem entendê-las somente através da observação dos desenhos. Assim, vemos uma nova função da história em quadrinhos, afetando a educação do público infantil, em face da transmissão de ideologias, por trabalhar conceitos de vida e morte, alegria e tristeza, medo, insegurança, luta, agressividade, timidez, dentre outros tão importantes para quem se encontra em formação, ampliando assim os conhecimentos sobre o mundo, que a vida social exige.

No processo de desenvolvimento da leitura da criança é muito comum vermos as histórias em quadrinhos. Porque tão importantes nesse processo? As histórias em quadrinhos nos mostra suas peculiaridades e possibilidades de proposição de situações de aprendizagens significativas, através das mensagens que transmitem, humor, arte e o modo de escrever, salientando suas características textuais e o processo indenitários que provoca nas crianças.

"O professor ao trabalhar com História em Quadrinhos, possibilita aos alunos momentos de interação como o meio e as formas de convívio entre os mesmos em sala de aula. As HQs ajudam, não só na capacidade leitora dos alunos, elas ajudam também na concentração através das imagens, pois quando se tem um aluno centrado na busca de descobertas de novos conhecimentos o trabalho do docente fica menos árduo e passa a ser feito por amor e dedicação." (Marli Ap Costa)

Não apenas isso, mas as HQs são de fácil compreensão e possibilita um tipo de leitura que crianças e adultos não escolarizados consigam uma imaginação através de sua imaginação. Por não ser uma linguagem apenas literária e sim tem a visual. A contribuição das mesmas pode representar a alteração de condutas, atitudes e pensamentos frente à preservação dos ambientes, das culturas, da vida no planeta.

Referências:

- http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/influencias-historia-quadrinhos-na-educacao.htm

- http://hqhistoriaemquadrinhos.blogspot.com.br/


bottom of page